Translate

terça-feira, 14 de julho de 2015

Correias Transportadoras - História

Uma breve história sobre transportadores de correias.

Não podemos atribuir a invenção da correia transportadora a nenhuma data especifica e nenhum inventor isoladamente. Existem muitas inovações e técnicas utilizadas hoje em dia na sua fabricação e utilização.

Foto: Correia Transportadora.
Os primeiros transportadores de correias foram utilizados na revolução industrial, metade do século 18 na Inglaterra. Muitas indústrias como padarias e matadouros foram equipadas com essa nova tecnologia muito avançada para a época, pois economizava tempo e dinheiro.



Em 1892 foi desenvolvida a primeira correia transportadora para carvão, minério e outras matérias primas. Alguns anos mais tarde em 1901, a empresa Sandvik começou a produção de correias transportadoras confeccionadas de cabos de aço. Em 1905, o engenheiro de minas britânico Richard Suttcliffe projetou o primeiro transportador para mineração subterrânea (utilizado nas minas de carvão). Sua invenção revolucionou toda a indústria de mineração.

Após 1907 em diante, as correias transportadoras também foram utilizadas na Alemanha e em 1913 o famoso Henry Ford se tornou pioneiro no já conhecido sistema de montagem continuo, ou seja, utilizou uma correia transportadora para realizar esse feito.

A importância do produto.

Muitos não imaginam a importância de uma correia transportadora, porém no mundo industrial, geralmente a consideram como o “Pneu da Indústria”.




Devido à competitividade no mercado estar sempre aumentando constantemente e a nossa corrida em busca da diminuição de nossos custos parecer que nunca chegará a um final (feliz), a correia transportadora é um dos métodos mais utilizados para o transporte de grandes cargas a granel devido a sua manutenção ser barata e fácil.

Até hoje apenas encontramos quatro fabricantes nacionais que produzem correias transportadoras para diversos segmentos.
No Brasil encontramos grande parte (80%) de nossos transportadores instalados em mineradoras, siderúrgicas, empresas de celulose e entre outras, com a largura máxima de 48". O restante (20%) esta dividido em correias de 49" até 100".

Estamos relacionando mais informações junto com os fabricantes mencionados a cima para proporcionar dados técnicos sobre esse assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário...